sábado, 2 de maio de 2020

Pão "tipo Italiano" com crosta crocante

Eu conheci essa receita, através do face da minha amiga Maria Helena – que aprendeu a fazer,  no canal da Felipa Gomes. 😉
Achei muito interessante:  não precisa sovar, e não leva quase nada de ingredientes! 
Só que o segredo é fazer de um dia para o outro – já que tem que levedar de 8/12 horas, ou mais!
Vamos à receita! 😉

Ingredientes:
3 xícaras (cheias) de farinha de trigo
1 colher (café - cheia) de fermento de padeiro seco (aquele, de envelope)
1 colher de (chá - rasa) de sal
1 ½  xícara de água

Modo de fazer:
Misturar os ingredientes secos, e acrescentar a água. 
Misturar tudo (vai ficar uma massa mole – não precisa amassar). Tampar a tigela (tem que ser grande, porque cresce bastante).
Deixar fermentar por no mínimo 12 horas. Fiz à noite, para assar de manhã.
Depois desse tempo, enfarinhar bem uma mesa ou a bancada (ou papel vegetal, que fica mais fácil) e despejar a massa. Puxar de dentro para fora algumas vezes, até forma uma bolinha.
Virar a emenda para baixo e deixar descansar tampado. Pré-aquecer o forno a 250° com uma panela lá dentro (de ferro e com tampa, de preferência).
Assim que estiver bem quente, com muito cuidado para não se queimar - passar a massa para dentro da panela.
Se a massa estiver no papel manteiga é mais fácil. Mas eu vi num site, e dá pra fazer sem o papel, também (tem que moldar o pão num guardanapo de pano, e virar a massa na panela).
Tampar a panela e levar ao forno por 30 minutos. Tirar a tampa e assar por mais 10/15 minutos, para a crosta ficar bem crocante.

*Se não tiver panela de ferro, usar uma panela de inox (tomar cuidado para não ter nada de plástico, que possa queimar), ou um refratário com tampa. Eu fiz num refratário. E assei à 200º no forno elétrico. Mas da próxima vez, vou testar no meu forno antigo, à 250º conforme a receita. Deve crescer mais!

** Segundo a Filipa Gomes, também dá pra fazer numa assadeira destampada. Ficará baixo, tipo focaccia, (porque não tem a humidade que a tampa provoca e que o faz crescer).  Regar com um fio de azeite e juntar pedaços de presunto e queijo.

Créditos:
Canal Filipa Gomes: https://youtu.be/yTJSTPTEVdc
Pão caseiro em forno convencional: https://youtu.be/yCDTVzRQnD0

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bolo do 1

Essa receita tem esse nome, porque todos os ingredientes têm apenas 1 medida. Só o óleo que eu coloco menos, porque não gosto de bolo muito ...